Curiosidades
Como fazer a transição de mix de sementes para ração extrusada?
Uma importante temática entre os tutores de aves é a questão da transição de mix de sementes para ração extrusada. Nesse artigo vamos entender melhor qual a importância dessa transição e também veremos 3 passos para facilitar esse processo.
Culturalmente o ato de oferecer sementes como as de girassol para aves era muito comum décadas atrás. Porém, com o avanço dos estudos da medicina veterinária nutricional, entendeu-se que para uma melhor qualidade de vida das aves, outros nutrientes precisavam compor a alimentação delas.
Mas afinal, você sabe do que é composta a ração extrusada?
A palavra extrusão, diante da indústria, define o ato de dar uma forma pré-determinada para um material. É exatamente o que acontece com as rações, afinal são grãos padronizados. A ração extrusada normalmente é composta por alimentos conhecidos, como aveia, ovos, frutas, carnes (dependendo da espécie do pet).
Diante do processo de extrusão, esses alimentos passam por um cozimento industrial, são moídos e misturados de forma homogênea, isso quer dizer que todos os grãos possuem o mesmo valor nutricional.
Passam também por processos de altas temperaturas, o que faz com que toda umidade seja retirada e consequentemente facilitando o armazenamento desse alimento.
Em resumo: a ração extrusada é pensada para a praticidade do manejo do tutor e também para a nutrição adequada da alimentação dos pets!
Então o mix de sementes deve ser descartado?
A ideia não é essa. Por questões nutricionais, é recomendável que a ração extrusada seja a base alimentar das aves, sendo consumida diariamente. Porém, é importante que essa alimentação seja variada em texturas, através da complementação. Esta, pode ser feita com o fornecimento de mix de sementes esporadicamente e também verduras escuras como couve e frutas.
Vamos para as dicas práticas para realizar a transição:
DICA 01: Busque uma ração de qualidade, com bons ingredientes e de uma marca confiável. Isso faz toda a diferença na hora da transição! Aqui no site da Minha Casa Pets você encontra uma variedade de marcas de rações, com selo de confiabilidade e qualidade! Clique aqui para conferir!
DICA 02: Faça uma mistura com rações e mix de sementes, aumentando gradativamente a quantidade de rações. Normalmente depois de 22 dias a ave já estará mais adaptada com as rações.
DICA 03: Acompanhe todo o processo! É muito importante que o tutor observe o comportamento da ave durante esse processo de adaptação e que haja acompanhamento especializado de um veterinário.
Conte com a Minha Casa Pets durante esse processo! No nosso site você encontra uma variedade de marcas de rações, com selo de confiabilidade e qualidade! Além de uma super variedade de produtos para o seu companheiro pet! Clique aqui para conferir!
Ahh, não esqueça de usar o cupom VIMDOBLOG, e ganhe um desconto mega especial em qualquer compra!